quinta-feira, 29 de abril de 2010

Aulas na Cozinha do Sander

Projeto Gastronomia Solidária do CPCA - Batatas!



Em mais uma aula relacionada ao Projeto Gastronomia Solidária, foram apresentadas diferentes técnicas de preparação utilizando o mesmo insumo: batatas!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

CULINÁRIA E CINEMA NO CURSO DE GASTRONOMIA DA FEEVALE

Nessa terça, dia 27, Sander ministra aula temática para os alunos do curso de Gastronomia da Feevale.
A proposta é relacionar cinema e culinária, e o prato escolhido é a moqueca baiana, especialidade de Dona Florípedes, do filme Dona Flor e seus Dois Maridos, e prato preferido de Vadinho, o mais irreverente de seus dois companheiros. Na obra do festejado escritor Jorge Amado, Dona Flor dá aulas de culinária em sua casa, em escola que chamou de Sabor e Arte.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

FEIJOADA SOLIDÁRIA


Sander participa da 1a Feijoada De La Musique
Além de saborear uma deliciosa feijoada preparada a quatro mãos pelos chefs Marta Fedrizzi e Sander Beschor, com sobremesas especialmente elaboradas pela chef Dóris Grossman, você ainda vai colaborar com a Liga Feminina de Combate ao Câncer.
Domingo, dia 25 de abril, a partir do meio dia
Local: Cafe De La Musique - Rua Senador Tarso Dutra, 135
R$ 80,00
*parte da renda será revertida para a Liga Feminina de Combate ao Câncer.
* está incluso no valor a feijoada, refrigerante e água
Reservas
51 3333.5500 – de seg. a sex. das 9h às 18h
51 7814.6431 – de seg. a sab. das 14h às 22h
51 7814.6430 – de seg. a sab. das 14h às 22h

sábado, 17 de abril de 2010

Aulas na Cozinha do Sander




SANDER PREPARA PROFISSIONAL PARA DAR AULAS AOS ADOLESCENTES DO PROJETO “GASTRONOMIA SOLIDÁRIA”
O projeto “Gastronomia Solidária é promovido pelo Centro de Promoção da Criança de Adolescente São Francisco de Assis (CPCA), e tem por objetivo oportunizar o desenvolvimento pessoal e social de jovens vulnerabilizados, entre 16 e 24 anos de idade, pela geração de alternativa de inclusão no Mundo do Trabalho, empregabilidade e geração de renda.
A sede do CPCA está localizada na cidade de Porto Alegre (Estrada João de Oliveira Remião, 4444, Lomba do Pinheiro). Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site da entidade (www.franciscanos-rs.org.br) e pelo e-mail cpca@portoweb.com.br.

terça-feira, 13 de abril de 2010

sábado, 10 de abril de 2010

Gravação do Programa do Sindbancários





Gravação de programa para Sindbancários

No dia 08 de abril de 2010, nossa cozinha recebeu a visita do pessoal do Sindbancários para a gravação de um quadro do Programa Nossa Cultura.
A receita da vez foi a de uma geléia para acompanhamento de carnes, queijos e canapés. Veja como prepará-la:

Geléia de morango com pimenta

Ingredientes:
100 gr de morangos frescos
2 unidades de pimenta dedo de moça sem semente
80 gr açúcar (4 colheres de sopa)
25 ml de suco de limão ou de vinagre de maçã (½ limão ou uma colher de sopa)

Modo de preparo:
Esquente a panela, coloque o morango picado, o açúcar, o suco de limão e a pimenta picada finamente. Cozinhe por aproximadamente 15 minutos ou até que a geléia esteja espessa. Deixe esfriar.

Dica do Chef:

A geléia pode ser um ótimo acompanhamento para carnes defumadas nas refeições, ou para queijos, crostines, torradas e tapiocas em coquetéis. Ainda, se você preferir, pode utiliza-la para acompanhar frutas, como a carambola, que pode ser conseguida por bom preço nessa estação.
Se você preferir uma geléia mais picante, deixe as sementes da pimenta na hora do preparo.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Atemóia?!? Que fruta é essa?


A atemóia é uma fruta saborosa e doce, resultante do cruzamento entre duas outras, a pinha, natural de países com clima tropical, e a cherimóia, fruta originária dos Andes.
Os primeiros cruzamentos datam do início do século 20, e foram realizados nos Estados Unidos (Flórida), na África do Sul e em Israel.
Segundo especialistas, a fruta reúne qualidades das duas frutas, mostrando-se superior a ambas pela durabilidade das sementes e vida pós-colheita.
Por se adaptar melhor às condições intermediárias entre a cherimóia (de clima subtropical) e a pinha (de clima tropical), o cultivo do híbrido está concentrado em determinados países onde predominam esses tipos de clima.
No Brasil, as primeiras plantações datam da década de 60, e, têm, no Estado de são Paulo, o seu maior produtor, seguido por Minas Gerais, Paraná e Bahia.
(Fonte: www1.folha.uol.com.br/)

terça-feira, 6 de abril de 2010


Atemóia com crocante da terra e calda de beterraba

Simples e exótico ao mesmo tempo!

Embora a fruta ainda seja relativamente exótica para o público brasileiro, suas qualidades são perfeitas para uma sobremesa. Seu sabor e textura surpreendem e o tom da beterraba antecipa aos olhos a impressão marcante que se terá ao experimentá-la.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Páscoa... peixe!!!


Paupiette de linguado acompanhado de risoto de arroz negro

O linguado, peixe encontrado em nosso litoral, é suavemente enrolado com folhas de sálvia, e regado ao molho de leite de coco e gengibre. O arroz negro, iguaria de mais de 4 mil anos e de sabor com notas amendoadas, é atualmente cultivado no Brasil, e agrega importantes propriedades nutricionais ao prato. A cremosidade, imprescindível a um bom risoto, é garantida pelo queijo catupiry e pela manteiga de garrafa.

Delicie-se, mantendo a tradição do peixe na sexta-feira da Paixão!